A transição para combustíveis sintéticos sustentáveis deu um passo significativo com a produção do primeiro e-metanol na unidade Kassø Power-to-X da European Energy. Este avanço demonstra o potencial da tecnologia Power-to-X na descarbonização de setores industriais que são difíceis de eletrificar diretamente.
Energia verde ao serviço da indústria
A primeira linha de metanol da instalação produziu cinco toneladas de e-metanol, utilizando CO₂ biogénico capturado numa fábrica de biogás em Tønder. A produção será gradualmente expandida para atingir uma capacidade de 42 000 toneladas por ano, com três eletrolisadores Siemens Energy de 52,5 MW, alimentados principalmente por energia solar do Parque Kassø, nas proximidades.
Estimular a transição energética
Em janeiro de 2025, a fábrica já tinha começado a produzir hidrogénio verde. Agora, com a conversão bem-sucedida de hidrogénio e CO₂ biogénico em metanol, a European Energy valida a escalabilidade do processo e reforça a viabilidade do e-metanol como alternativa aos combustíveis fósseis.
“Este é um momento crucial. As lições aprendidas aqui ajudarão a otimizar os processos, a aumentar a eficiência e a reduzir os custos em projetos futuros”, afirma Emil Vikjær-Andresen, EVP e Diretor de Power-to-X na European Energy.
A unidade de Kassø é a primeira e maior fábrica comercial de e-metanol do mundo e espera-se que atinja a sua capacidade total no segundo trimestre de 2025.
Com avanços como este, a transição para o hidrogénio e os combustíveis sintéticos está mais perto de se tornar uma realidade.
Fonte: European Energy
